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2012                                                                        FIEP BULLETIN




                     Capítulo VI

                     Ética Profissional da Educação Física,

                     Esportiva e Recreativa



                                                                             Prof. JACINTHO FRANCISCO TARGA
                                                                                   Vice-Presidente para a América
                                                                                         Porto Alegre/RS - Brasil
                            1- Cuidar do seu físico para manter o equilíbrio emocional, psicossomático, social, moral, cultural e
                     espiritual, procurando ser modelo de comportamento, de maneira que dignifique a profissão dentro e fora da
                     Escola.
                            2- Procurar estar atualizado sobre as últimas descobertas científicas, ampliando sua cultura geral e
                     profissional, sempre aberto e sensível as inovações, experiências e pesquisas científicas na Educação Física,
                     Esportes e Recreação.
                            3- Compreender o contexto da realidade sócio-político-econômica e as diferenças sociais existentes
                     em seu campo de ação, para tratar de superar a injustiça e a desigualdade educacional.
                            4-  Fazer  o  possível  para  compreender  o  comportamento  psico-social  dos  alunos,  procurando
                     desenvolver  as  potencialidades  bio-psico-social  e  artística  estimulando-as  e  motivando-as,  a  ressaltar  os
                     aspectos positivos e neutralizando os negativos, a fim de preparar melhor as futuras gerações para a vida.
                            5-  Respeitar  a  seus  alunos,  colegas,  superiores  e  subordinados  por  seus  costumes,  leis  e
                     regulamentos, opiniões políticas e religiosas, quaisquer que sejam dando exemplo seguro ao educando e a
                     sociedade com manifesto de tolerância
                            6- Tratar a todos com carinho, justiça e eqüidade, e aproveitar todos os momentos que a atividade
                     gimno-esportiva oferece para educar, criando um ambiente de cordialidade, confiança e respeito de maneira que
                     se mantenha o equilíbrio do trinômio Professor-Aluno-Grupo de Alunos.
                            7- Prestigiar sua profissão, colegas e associações de classe, cooperando em todas as promoções de
                     caráter cultural e esportivo possíveis, não aceitando contratos contrários aos princípios doutrinais-científicos,
                     que afetem ao prestígio e a dignidade da função magistral, defendendo a profissão e aos colegas injustamente
                     atacados.
                            8- Aconselhar aos seus alunos, respeitar aos adversários, tanto os fortes e vencedores, como aos
                     frágeis e vencidos, tratando-os com cavalheirismo, de maneira que aprendam a ganhar e a perder com elevado
                     espírito de ¨fair-play¨, levando-os a enfrentar-se com os adversários como hóspedes de honra e fazendo-os
                     compreender que a transgressão das regras nas competições representa a ruptura do compromisso entre
                     cavalheiros.
                            9- Esforçar-se para evitar que as competições degenerem em agressões ou conflitos que desvirtuem
                     seu fins   e atentem contra a dignidade humana, uma vez que árbitros e competidores devem considerar
                     mutuamente honestas suas intenções.
                            10- Permitir que participem em competições somente aqueles especialmente condicionados com a
                     preocupação capital de preservar a saúde, de maneira que jamais ultrapassem suas possibilidades fisiológicas.
                            11-  Despertar e criar em seus educandos saudáveis hábitos físicos, mentais, morais, sociais e cívicos
                     de maneira que aprendam a organizar sua vida distribuindo as horas do dia entre estudo, trabalho, repouso,
                     diversão e obrigações profissionais, escolares, religiosas, familiares, etc.
                            12- Resistir a todas as pressões que pretendam menosprezar o exercício da profissão ou fazer a
                     concorrência desleal a seus colegas de profissão.
                            13-  Estimular  a  emulação  entre  seus  alunos,  proporcionando-lhes  atividades  que  favoreçam  a
                     criatividade, a espontaneidade, a livre expressão o diálogo, ajudando-lhes a descobrir as atividades em que
                     possam realizar-se ou que lhes proporcione maior prazer.
                            14-  Atender  aos  problemas  e  aspirações  de  seus  alunos  e  procurar  ajudar-lhes  a  superar  as
                     dificuldades coordenando-se com os colegas, com os país, para informar-se das diferenças individuais, suas
                     peculiaridades e conhecer assim melhor suas possibilidades, orientando para as melhores possíveis soluções.
                            15- Ter fé em sua missão e amor em sua profissão de modo que possa ajudar ao indivíduo cada vez
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